Institucional
Principal
Histórico
Eventos
Publicações
Plataforma Moodle
Revistas acadêmicas
Links Recomendados
Grupos de Pesquisa
Ens. para Deficientes VisuaisTecnologias no EnsinoMat. no Ensino FundamentalHistória da MatemáticaTransição para o E.S
Grupos Concluidos
Álgebra
EJA
Grafos
Matemática Financeira
33o Encontro do Projeto Fundão - 2015

 

33_encontro_projeto_fundao_banner1.jpg


 

 
Equações

livroequacoes.jpg

Caro Professor,

          O ensino de equações, geralmente, é entendido pelos alunos como um conjunto de regras, entre as quais a mais lembrada é a de troca de sinais na transposição de um termo de um lado para outro da igualdade para determinar o valor da incógnita. Este fato é um reflexo da orientação usualmente adotada nas aulas de álgebra e contribui para que o aluno considere a resolução de equações como um procedimento puramente mecânico. Assim, deixa de perceber os objetivos e o papel do ensino deste conteúdo.

        Preocupados com esse fato, o grupo de álgebra do PF desenvolveu um trabalho que resultou em um livro apresentando proposta que pretende minimizar as dificuldades dos alunos, procurando tornar esse ensino mais significativo.

   

Leia mais...
 

© 2014 Projeto Fundão
Universidade Federal do Rio de Janeiro