História da Matemática
Principal
Pesquisadores
Publicações
Atividades Realizadas
Agenda
Fotos
Agenda

Apresentação no XI ENEM 

Trabalho em análise  

INTUIÇÃO E LÓGICA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - O POSTULADO DAS PARALELAS 

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que busca entender como intuição e lógica estão presentes no desenvolvimento da matemática e no ensino desta disciplina. A revisão bibliográfica incluiu a relação entre intuição e lógica na visão de Poincaré e concentrou-se na noção de retas paralelas, considerando os registros históricos. Para a pesquisa de campo, foram entrevistadas 399 pessoas de diferentes níveis de escolaridade, que responderam por escrito à pergunta “O que você entende por retas paralelas?”. A partir das análises quantitativa e qualitativa do resultado dessa pesquisa de campo, concluiu-se que a noção intuitiva de retas paralelas não permanece com o avanço da escolaridade, sendo influenciada pela introdução da lógica no ensino.

 

© 2015 Projeto Fundão
Universidade Federal do Rio de Janeiro