História da Matemática
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Apresentação no 9º Congresso de Extensão da UFRJ 

Outubro de 2012

INTUIÇÃO E LÓGICA NO CONCEITO DE RETAS PARALELAS 

Resumo: O grupo do Projeto Fundão, do qual participamos, está realizando um trabalho sobre a importância da intuição e da lógica no decorrer da história da Matemática. A pesquisa tem por objetivo entender como a intuição e lógica influenciam na formação matemática dos alunos. Neste congresso serão apresentadas algumas das conclusões iniciais de nosso trabalho. Mostraremos os resultados de uma pesquisa realizada com 398 alunos de diferentes faixas etárias dos Ensinos Fundamental e Médio de redes públicas e particulares e, ainda, com alunos do Ensino Superior de várias áreas, totalizando 119 alunos do ensino fundamental, 192 do ensino médio e 87 do ensino superior em Pedagogia, Filosofia, Letras, Licenciatura em: Física, Dança, Ciências Biológicas, Química e Matemática. Para a coleta de dados, foi utilizada uma única pergunta: “O que você entende por retas paralelas?”. Com base nas respostas, fizemos uma classificação segundo o código: 0 - não sabem, não lembram; 1 - resposta errada; 2 - parcialmente correta; 3 - totalmente correta. Dando continuidade à pesquisa, além da análise quantitativa, faremos uma análise qualitativa em duas etapas. Na primeira, faremos uma comparação entre as respostas dos alunos, as definições de retas paralelas ao longo da história e as encontradas nos livros didáticos. Na segunda etapa, classificaremos as respostas conforme a intuição e a lógica, verificando como foram apresentadas aos alunos durante sua escolaridade, pois ambas são igualmnte necessárias. Queremos insistir como fez Poincaré (1908, p. 20) “(...) sobre o lugar da intuição no ensino das ciências matemáticas. Sem elas, os jovens espíritos não poderiam iniciar-se na inteligência da matemática. Sem a intuição, sobretudo, jamais se tornariam capazes de aplicá-la."

 

 

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